polvinho

textos

0 planeta 8: operação salvamento

Norma Telles

Doris LessingNa tradição literária inglesa, muitos foram os grandes autores atraídos pela ficção científica - como Kipling, Bernard Shaw e George Orwell. Ao contrário do que ocorre em outros países, na Inglaterra o gênero foi e continua sendo respeitável. Na série Canopus em Argos: Arquivos - da qual O Planeta 8: Operação Salvamento é o quarto volume -, Doris Lessing, nascida no Irã de família inglesa e considerada uma das grandes escritoras contemporâneas, utiliza a ficção científica para apresentar uma visão imaginativa nova e peculiar das questões fundamentais do ser humano. Além disso, cria uma excelente obra literária, já anunciada em trabalhos anteriores, como O Carnê Dourado e A Tentação de Jack Okney, que lhe deram prestígio e a situaram entre importantes vendedores de livros.

Em O Planeta 8, o narrador é Doeg, um dos cinqüenta representantes de um planeta que faz parte do quadro das colonizações de Canopus sobre uma região galáctica, onde também está a Terra, que tem o nome de Shikasta. Um mundo de clima ameno, agradável e belo é habitado por pessoas vibrantes e inteligentes, destinadas, por seus distantes e benevolentes colonizadores canopianos, a um objetivo civilizatório maior. Mas, devido a uma catástrofe cósmica, este paraíso é assolado pela neve e devastado por calotas de gelo que descem dos pólos e cobrem a superfície habitável. A situação extremada provoca reações imprevistas, violentos conflitos internos nas personagens e a preocupação com o desconhecido gelo ameaçador. A salvação virá de Canopus?

Em condições cada vez mais difíceis de sobrevivência, Doeg e seus companheiros, ajudados por Johor, um emissário de Canopus, sofrem profundas transformações durante o processo de salvamento e aprendem a encarar, encontrar algum sentido e, finalmente, a transcender sua iminente extinção. Inspirado nas expedições britânicas à Antártica, no começo do século XX, o foco de interesse da narrativa recai sobre os processos individuais e sociais decorrentes de situações dramáticas. O que Doris Lessing faz é articular sua visão da humanidade. Será que nunca aprenderemos com as lições tão óbvias da história? - pergunta, e cadencia os grandes dilemas sociais e filosóficos do mundo atual decorrentes de situações dramáticas. O que Doris Lessing faz é articular sua visão da humanidade. Será que nunca aprenderemos com as lições tão óbvias da história? - pergunta, e cadencia os grandes dilemas sociais e filosóficos do mundo atual sobre as relações de poder, as relações entre sexos, sobre a continuidade da vida. Lessing ilustra sua convicção de que para sobreviver, precisamos aprender a refletir, a abrir nossas mentes para novas maneiras de pensar e de ser. Uma grande escritora e uma tradução primorosa fazem de O Planeta 8 um livro magnífico.




IstoÉ 23/07/1986

 

Licença Creative Commons Os textos de Norma Telles são licenciados
sob uma Licença Creative Commons
Atribuição - Uso Não-Comercial -
Não a obras derivadas 3.0 Unported

Topo